tempera e revenimento
1. TRATAMENTO TÉRMICO
Diagrama Ferro-Carbono
Diagrama TTT
2. TÊMPERA
3. TIPOS DE TÊMPERA
Têmpera Total
Têmpera Superficial
4. PROCEDIMENTOS DA TÊMPERA
5. REVENIMENTO
6. PROCEDIMENTOS DO REVENIMENTO
7. BIBLIOGRAFIA
TRATAMENTO TÉRMICO
Devido à propriedade alotrópica e polimórfica do Ferro, é possível mudar a microestrutura de um aço mudando sua temperatura. Ao conjunto de operações de aquecimento e resfriamento a que são submetidos os aços, sob condições controladas de temperatura, tempo, atmosfera e velocidade de resfriamento, com o objetivo de alterar as suas propriedades ou conferir-lhes características determinadas Tratamento térmico é, dá-se o nome de Tratamento térmico.
Os principais fatores que devem ser considerados em um tratamento térmico são aquecimento, tempo de permanência à temperatura e taxa de resfriamento. A atmosfera do recinto também possui influência sobre os resultados finais.
Dois dos tratamentos térmicos que têm por fim modificar as propriedades do material, unicamente pela variação da temperatura são a têmpera e o revenimento. Mas para falar desses tratamento precisamos antes conhecer particularidades de dois diagramas.
Diagrama Ferro-Carbono
O diagrama de fases do Fe-C fornece as temperaturas críticas (superiores e inferiores) em função do teor de carbono da liga (Error: Reference source not found). Por convenção, a linha de transformação eutetóide é chamada de A1 (limite inferior da zona crítica); a linha que separa os campos de fases (austenita) e ferrita) é chamada de A3; e a linha que separa os campos de fases e Fe3C (cementita) é chamada de ACM (limites superiores da zona crítica).
Diagrama TTT
O aumento da velocidade de resfriamento altera as condições de equilíbrio do diagrama Fe-C e, portanto, as condições de formação dos constituintes normais resultantes da transformação da austenita. Essa formação é baseada na mudança do reticulado cristalino do ferro, de e, ou