Potencial de Hidrogênio Ionico
Luiz Henrique Dias Sousa 1°Modulo
Introdução
O pH ou potencial de hidrogênio iônico pode ser definido como a quantidade de ou que estão presentes em uma solução, sua escala varia de 0 a 14, sendo que quanto mais próximo de zero mais acido e quanto mais próximo de 14 mais alcalino.
O equipamento utilizado para definir a escala de ph de uma solução é chamado de phmetro que é constituído basicamente por um eletrodo e um circuito potenciômetro. O aparelho é calibrado (ajustado) de acordo com os valores referenciado em cada solução de calibração, outro muito utilizado é o papel indicador de pH, que são tiras de papel absorvente, que apresentam distintas cores para cada pH de 1 a 14.
Objetivo
Apresentar na teoria e aplicar na pratica os seguintes tópicos: definição de pH, escalas de pH, equipamentos utilizados para determinar pH, técnicas aplicadas, fatores que podem influenciar a determinação do pH.
Materiais e Métodos
Béquer de vidro, Bagueta de Vidro, Proveta de Vidro, Termômetro, Água ( ) DI, Pisseta, Citrato de Sódio ( ), Ácido Clorídrico ( ), Solução Ácido Sulfúrico ( ) 0,1M, Solução de Hidróxido de Sódio ( ) 0,1M, Cloreto de Amônio ( ), Cloreto de Cálcio ( ), Phmetro, Papel Indicador de PH, chapa aquecedora, Tubo polimérico e Balança Semi-Analitica.
Resultados e Discussões No eletrodo do phmetro há um ponto bem pequeno que é chamado de ponto poroso, o fio do eletrodo é de platina que é o metal de maior condutividade que existe, dentro do bulbo há uma solução composta por Cloreto de Potássio 3M saturado com Cloreto de Prata , o resultado emitido pelo phmetro é fornecido a partir do momento que ele converte milivoltagem em pH. Com o phmetro calibrado em termos de milivoltagem e ph, mediu-se 100 ml de Água ( ) DI com o auxilio da proveta e transferido para o béquer, foi adicionado de gota em gota oito gotas de Hidróxido de Sódio ( ) 0,1M, foram obtidos os seguintes dados de escala de pH disponível na