Ph-potencial hidrogênio iônico
1. INTRODUÇÃO
O pH, potencial hidrogênio iônico ou Hidrogeniônico , é um índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer.
A escala do pH pode variar de zero até 14, sendo que quanto menor o índice do pH de uma substância, mais ácida esta substância será. Em nosso cotidiano deparamos com vários produtos que utilizamos em nossas casas que tem os valores diferentes de pH, como por exemplo, as bases, muitos deles utilizado em nossa cozinha, como o hidróxido de sódio (NaOH), presente em substancias para desentupir pias, o hidróxido de amônio (NH4OH), encontrado no amoníaco, etc... Possuem o pH elevado, acima de 7 na escala, e de ácidos como ácido sulfúrico (H2SO4) um dos produtos químicos mais utilizados nas indústrias o acida clorídricos (HCl), usado em reações de amidos e proteína [indústria de alimentos]; na produção de corantes, tintas, couros etc. na limpezas de pisos e parede de pedra ou de azulejo, usa-se o acido muriatico que é acido clorídrico impuro. Os ácidos possuem o pH abaixo de 7 na escala. E o pH 7 é neutro.
Sendo assim, é evidente que a medição e o controle do pH tornam-se importantes em muitas atividades humanas, como no solo para crescimento de determinada espécie de plantas que se desenvolve melhor com o solo entre o pH 6,0 a 6,2. E na água da piscina, por exemplo, para combater e manter o controle de micro-organismo com a ajuda de hipoclorito de sódio ou hipoclorito de cálcio deve se o manter o pH entre 7,4 e 7,6.
1.1 fundamentação teórica
O valor do pH está diretamente relacionado com a quantidade de íons hidrogênio de uma solução e pode ser obtido com o uso de indicadores.
Os indicadores possuem