revenimento
Para temperaturas acima de 350 ºC é mais indicado usar um banho de sais de nitratos. Os banhos salinos podem ser aquecidos até 625ºC. Independentemente do tipo de banho, o aquecimento gradual é fundamental para evitar fissuras no aço.
Depois de alcançada a temperatura desejada, as partes são mantidas nesta temperatura por aproximadamente duas horas. São então removidas do banho e resfriadas em ar sem convecção.
A temperatura de revenimento e o tempo de manutenção desta temperatura influem decisivamente nas propriedades finais obtidas no aço: quanto mais tempo e/ou maior temperatura, mais dúctil se torna o aço. Os elementos de liga contidos no aço também influem no revenimento, mudando o comportamento do aço no processo (endurecimento secundário).
Na faixa de 140°C e 200°C não há alterações expressivas num aço, a dureza cai para 58 a 60 RC dependendo da composição do aço. O revenimento, nesta faixa de temperatura mudou pouco o aço.
Na faixa de 210°C e 260°C as tensões são alteradas, e começa a baixar a dureza, e não teve nenhuma modificação na estrutura considerável. O revenimento inicia a alteração da estrutura.
Na faixa de 270°C e 360°C começa a precipitação de