ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
TAGUATINGA-DF MAIO/2014 INTRODUÇÃO
Somos um país em desenvolvimento, que diz tratar a educação como prioridade, mas, a realidade vivida por milhares de brasileiros mostra que o Brasil ainda se encontra um “tanto” ultrapassado em relação à educação.
O mundo está em constante crescimento, muda a cada minuto as tecnologias que nos rodeiam, sendo assim, o aprendizado, se torna essencial no meio em que vivemos. Um país onde as teorias e métodos são importados, não tem um sistema de educação eficaz de acordo com a sua realidade.
O objetivo deste trabalho é analisar e debater sobre a Estrutura e Organização da Educação Brasileira (Federal, estadual e Municipal), suas incumbências, modalidades da educação, problematizarão dos níveis de ensino e enfim chegar à conclusão se há ou não uma única estrutura de Ensino no Brasil.
Será abordado o regime de colaboração instituído no Artigo 211 da Constituição Federal e pelo Artigo 8 da Lei nº9.394/96 que referem-se ao Estado e aos Municípios.
DESENVOLVIMENTO
“ESTRUTURA DO SISTEMA DE ENSINO: FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL”.
A educação brasileira está organizada em cada nível de governo e que cada um desses sistemas educacionais público responsável pela sua própria manutenção que geram fundos bem como mecanismo e fontes de recursos financeiros. É regulamentada pelo governo federal, através do ministério educativo e que define os princípios orientadores da organização de programas educacionais.
Sabemos que o objetivo da educação é desenvolver o preparo para a qualificação do trabalho e o exercício da cidadania, ensinando a igualdade e a liberdade de expor ideias e a democracia. E que o estado garante a gratuidade de ensino e qualidade, mas nós sabemos que não é