Estrutura Produtiva
FONSECA, Maria Leila Rezende do Vale1
OLIVEIRA, Luciel Henrique de2
1. INTRODUÇÃO
A concorrência acirrada das empresas tem exigido cada vez mais uma abordagem sistêmica das cadeias produtivas, e estas procuram organizar-se para melhor competir no mercado. Este trabalho analisa a estrutura produtiva e a competitividade da cadeia de lanches (fast-food), através de um estudo de caso em Lavras (MG). O presente trabalho constitui um estudo exploratório, é uma tentativa inicial de abordar os problemas desta cadeia produtiva e pretende iniciar a discussão em torno deste tema.
Nos países da América Latina, o consumo de alimentos está aumentando, como resultado do crescimento econômico e da renda. O “mix” de produtos e a qualidade dos alimentos também estão mudando. Os consumidores estão aumentando o seu consumo de proteínas animais, frutas e vegetais, e diminuindo o consumo de amidos. Estão se tornando importantes mercados para os produtos europeus e norte-americanos. Em 1998, só o Brasil importou US$ 7 bilhões de alimentos por ano, Folha de São Paulo (13/10/98, p.5-2).
As mulheres estão participando cada vez mais do mercado de trabalho, e assim é natural haver um aumento da demanda por alimentos de conveniência e do hábito de se alimentar fora de casa. Os EUA lideram essa tendência de comer fora, sendo que quase a metade das despesas do consumidor envolvendo alimentação é com comida fora de casa. As lojas de delivery (entrega de comida pronta), a compra de alimentos pela Internet e os serviços de entrega em domicílio estão em expansão, Folha de São Paulo (13/10/98, p.5-2).
Este trabalho tem o objetivo de realizar um estudo exploratório sobre o mercado de lanches, a dinâmica da cadeia produtiva (supply chain), e a gestão do negócio, através de um estudo de caso em Lavras, sul de Minas Gerais. Como objetivos específicos o trabalho visa: (a) descrever o