Estrutura plano de negócio
Não existe uma estrutura rígida e específica para se escrever um plano de negócios, pois cada negócio tem suas particularidades e semelhanças, sendo impossível definir um modelo-padrão de plano de negócios que seja universal e aplicado a qualquer negócio.
1 – CAPA
A capa, apesar de não parecer, é uma parte importante, pois é a primeira que é visualizada por quem vai ler o plano de negócios.
Deve ser limpa e com as informações necessárias e pertinentes para se localizar os responsáveis pelo plano.
2 – SUMÁRIO
O sumário deve conter o título de cada seção do plano de negócios e a página respectiva onde se encontra, bem como os principais assuntos relacionados a cada seção.
3 – SUMÁRIO EXECUTIVO
O sumário executivo é a principal seção do plano de negócios.
Através dele o leitor decidirá se continuara ou não a ler o plano. Portanto, deve ser escrito com atenção e revisado várias vezes e:
Conter uma síntese das principais informações que constam no plano.
Deve ser dirigido ao público alvo.
Explicitar qual é o objetivo do plano em relação ao leitor.
Deve ser a última seção a ser escrita.
4 – ANÁLISE ESTRATÉGICA
Nesta seção são apresentados os rumos da organização e como o projeto está inserido dentro desse contexto.
Uma boa análise dos ambientes internos e externos.
Onde se observarão as potencialidades e ameaças (riscos), as forças e fraquezas,e se definirão os objetivos e metas do projeto.
Esta seção é a base para o desenvolvimento e implantação das demais ações do plano.
5 – DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO
Descrever o negócio, seu histórico, áreas envolvidas, perspectivas de receita, estrutura e processos do negócio parcerias etc.
6 – PRODUTOS E SERVIÇOS
Esta seção é destinada aos produtos e serviços gerados pelo projeto, como são produzidos, recursos utilizados, o ciclo de vida, fatores tecnológicos envolvidos, pesquisa e desenvolvimento, principais clientes, se detém marca ou patente etc.
7 –