estrutura do plano de negocios
Aula 05
Estrutura do plano de negócios – Parte 1
Objetivos Específicos
• Estruturar e desenvolver as seções e subseções do plano de negócios apresentadas nesta aula.
Temas
Introdução
1 Sumário executivo
2 Conceito do negócio
3 Mercado e competidores
4 Equipe de gestão
Considerações finais
Referências
Professora
Nadye Lino Castaldi Gentil
Trabalho de Conclusão de Curso - I
Introdução
O plano de negócio fala por você. Quanto melhor sua aparência e quanto mais claras as ideias, melhores serão os resultados. Por isso, procure fazê-lo bem-feito e organizado. A organização é iniciada com a estruturação do plano de negócio. Cada seção comporta diversas subseções que variam de acordo com a profundidade do plano.
A sequência que será abordada nesta aula é a mesma de ordenamento; porém, na elaboração, o plano de marketing deverá ser o primeiro, uma vez que ele irá “orientar” as demais seções do plano de negócios. O sumário executivo será o último a ser elaborado, porque depende da finalização das demais seções; entretanto, no ordenamento (apresentação física) do plano de negócios, o sumário é a seção que vem em primeiro lugar.
Dornelas (2008) informa que não há uma estrutura rígida e específica para se escrever um plano de negócios, uma vez que cada plano é customizado de acordo com o segmento de atuação, necessidades, capacidades, porte, etc. do empreendimento. Assim, as seções informadas no item 7 da aula “O que é o plano de negócios” devem ser contempladas nas mais diversas estruturas.
1 Sumário executivo
O sumário executivo é a principal seção do plano de negócio. É um resumo apresentado a quem tem interesse na atividade, normalmente um investidor, ou um cliente, ou ainda um fornecedor muito importante. Deve conter tudo o que é importante no plano de negócios, pois será a primeira informação que alguém vai receber sobre o empreendimento.
Esse sumário fará o leitor decidir se