Estrutura do plano de negócio
ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIOS
Não existe uma estrutura rígida e específica para se escrever um plano de negócios, pois cada negócio tem particularidades e semelhanças, sendo impossível definir um modelo padrão de plano de negócios que seja universal e aplicado a qualquer negócio.
Uma empresa de serviços é diferente de uma empresa que fabrica produtos ou bens de consumo, por exemplo.
Porém, qualquer plano de negócios deve possuir um mínimo de seções as quais proporcionarão um entendimento completo do negócio.
Estas seções são organizadas de forma a manter uma sequência lógica que permita a qualquer leitor do plano entender como a empresa é organizada, seus objetivos, seus produtos e serviços, seu mercado, sua estratégia de marketing e sua situação financeira.
Outra questão muito discutida é sobre qual deve ser o tamanho ideal de um plano de negócios.
Não existe um tamanho ideal ou quantidade exata de páginas.
O que se recomenda é escrever o plano de negócios de acordo com as necessidades do público-alvo.
Se o leitor for um gerente de banco ou um investidor, por exemplo, ele dará ênfase para a parte financeira do plano.
Se o leitor for uma instituição de fomento ou governamental, esta enfocará por que se está requisitando a quantidade de recursos solicitada, onde será aplicada e como a empresa retornará o capital investido.
Se for um parceiro, este atentará mais para a análise de mercado e oportunidades de grandes lucros.
Para um fornecedor, será mais importante a saúde financeira da empresa, sua carteira de clientes, a taxa de crescimento do negócio.
É importante ressaltar novamente que a estratégia e a quantidade de páginas do plano de negócios dependerão de qual será o seu público-alvo.
Como exemplo de um Plano de Negócios Completo utilizado para pleito de grande quantidade de dinheiro ou quando se necessita apresentar uma visão completa do seu negócio.
Pode variar de quinze a quarenta páginas, mais