Estrutura escravista(antiga e moderna)
A sífilis é causada pela bactéria Treponema pallidum, que entra no organismo pelo contato direto com a ferida. Esta ferida é chamada de cancro duro, não dói e quando pressionada libera um líquido transparente altamente infeccioso. Geralmente aparece no pênis no homem e na vulva na mulher.
O modo de transmissão da sífilis é geralmente o contato íntimo com o indivíduo infectado, pois ela é transmissível através das secreções e fluidos do organismo. Outras formas de transmissão da sífilis são a mulher grávida para o bebê (transmissão vertical), seja através da placenta ou através do canal de parto, e partilhar agulhas para o consumo de drogas ilícitas.
Quando a bactéria entra no organismo ela penetra na corrente sanguínea e no sistema linfático, podendo levar ao comprometimento de vários órgãos internos, e se não for tratada corretamente pode afetar o sistema nervoso central causando danos irreversíveis como surdez e cegueira.
Seu tratamento é rápido e simples, bastam algumas doses de penicilina intramuscular, de acordo com o estágio clínico da doença.
Tratamento para sífilis.
O tratamento para sífilis vai depender do estágio em que a doença se encontra. Quando no primeiro, deve-se tomar 1 dose de penicilina benzatina intramuscular e no segundo estágio, deve-se tomar 2 doses de penicilina benzatina intramuscular.
Caso a sífilis esteja no seu grau mais grave, passado alguns meses, ou quando o tempo de contaminação é indeterminado, o tratamento deve ser feito com 3 doses de penicilina benzatina, com intervalo de 1 semana entre elas. O tratamento é considerado um sucesso quando os valores de VDRL caem após 6 meses ou 1 ano.
A sífilis encontra-se no estágio primário quando manifesta uma ferida na região genital, parecida com uma afta, que não dói e parece curar-se espontaneamente. Daí surge o segundo estágio da sífilis, que é caracterizado pelo aparecimento de algumas manchas e feridas na palma das mãos e na sola dos pés, que também