Relatorio de fisiologia
DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA E FISIOLOGIA
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DISCIPLINA: FISIOLOGIA HUMANA
PROFESSORA: WALDILENE
ESTUDO DO PULSO ARTERIAL E DA PRESSÃO ARTERIAL DO HOMEM
ALBECY OLIVEIRA
DANILO FERNANDES
INGRID VALE
GABRIELA ALVES
MIRIAN PATRÍCIA
NOELMA CRISTINA
REBECA DEOLINDO
RENATA LARISSA
TERESINA, MARÇO DE 2013
INTRODUÇÃO
O conjunto dos eventos cardíacos que ocorre entre o início de um batimento e o início do próximo é denominado ciclo cardíaco. O ciclo cardíaco consiste no período de relaxamento, chamado diástole, durante o qual o coração se enche de sangue, seguido pelo período de contração sístole.
O coração pode ser encarado como uma bomba recíproca. Os princípios mecânicos de uma bomba recíproca são simples. A câmara bombeadora tem volume variável, além de um orifício de entrada e outro de saída. No orifício de entrada, existe uma válvula unidirecional, disposta de tal maneira que só se abre quando a pressão na câmara de bombeamento excede a pressão na câmara de saída. Como o diafragma se movimenta para trás e para diante,o volume da câmara está sempre variando,fazendo a pressão aumentar e diminuir.
No presente relatório/trabalho, exploramos os mecanismos implicados na regulação da pressão arterial. A estratégia global do sistema cardiovascular consiste em assegurar a todos os órgãos uma pressão da perfusão constante e permitir que cada órgão regule seu próprio fluxo sanguíneo de acordo com as necessidades locais dos tecidos. Literalmente todos os leitos capilares que servem aos diferentes tecidos do corpo acham-se dispostos em paralelo e que, portanto, a força matriz do fluxo sanguíneo, que é a pressão arterial média (PAM), é a mesma para todos os tecidos. O aumento da demanda por fluxo sanguíneo num determinado órgão ativa mecanismos locais que produzem diminuição da resistência arteriolar. Se a PAM se mantiver constante, o fluxo sanguíneo que se dirige para esse tecido sofrerá aumento,