RELATORIO FISIOLOGIA
Keuvia Mirlândya Alves da Silva
O esqueleto humano é uma estrutura articulada constituída por 206 ossos, serve de local de fixação dos músculos no corpo. Existem no corpo três tipos de músculos; esquelético, cardíaco e liso.
Possuímos mais de 600 músculos esqueléticos, responsáveis por praticamente todos os movimentos voluntários do corpo.
O músculo cardíaco forma a parede do coração, órgão na qual tem como função, bombear sangue para o corpo, levando nutrientes e oxigênio para as células.
O músculo liso compõe as paredes das arteríolas, que podem contrair e relaxar, permitindo controlar a distribuição do fluxo sanguíneo pelos diversos tecidos do corpo em situações fisiológicas distintas, como repouso ou exercício intenso. Além das paredes dos vasos, o músculo liso também compõe a parede do tubo digestivo desde o esôfago e estômago, até o intestino delgado e o grosso.
As células do músculo esquelético prendem-se a tendões e através destes fixam-se aos diversos ossos do esqueleto. Cada músculo é formado por um conjunto de fibras circundadas por tecido conjuntivo e adiposo, devido as suas dimensões, essas células também são chamadas de fibras musculares. Observadas microscopicamente as fibras musculares apresentam estrias com faixas claras e escuras, que se repetem por todo comprimento da fibra. Na contração as estrias da fibra se aproximam e no relaxamento se afastam. No interior de cada célula muscular existem muitas fibrilas, com bandas claras e escuras e linhas Z. A miosina é a principal proteína dos filamentos grossos da Banda A, cada filamento grosso têm projeções laterais que se conectam aos filamentos finos. Nas bandas I, há filamentos finos que se prendem a linha Z. A principal proteína desses filamentos é a actina. Durante a contração os filamentos finos deslizam sobre os grossos, provocando aproximação das linhas Z e diminuição simultânea das bandas I e zona H.
As moléculas de miosina são grandes e têm