Estrutura de um plano de negocio
ALYSON CARVALHO
JARDIEL ARAUJO
MARCIO DARLAN
NAYRA JÉSSICA
ROSANE MAYARA
THAMIRES OLIVEIRA
TRIBUTOS: ISS E COFINS
Trabalho apresentado ao curso de Ciências Contábeis da Christus Faculdade do Piauí- CHRISFAPI como requisito básico para obtenção parcial da nota de Contabilidade Tributária sob a orientação da professora Jane Lemos.
PIRIPIRI-PI
2013
SUMÁRIO
1. INTODUÇÃO-------------------------------------------------------------------------------------3 2. ISS E COFINS------------------------------------------------------------------------------------4 3. CONCLUSÃO------------------------------------------------------------------------------------9
REFERÊNCIAS---------------------------------------------------------------------------------10
1. INTRODUÇÃO Este trabalho tem como objetivo facilitar o aprendizado na disciplina de Contabilidade Tributária, relatando sobre dois importantes tributos que existem em nosso país, o ISS e o COFINS. Para o melhor entendimento, foram realizadas pesquisas através de sites na internet e em livros.
2. TRIBUTOS: ISS E COFINS
2.1. ISS
O ISS (imposto sobre serviços de qualquer natureza) foi criado pela Emenda Constitucional nº 18/1965. É um imposto de competência municipal e do Distrito Federal, predominantemente fiscal disciplinado pela Lei Complementar nº 116, de 31 de julho de 2003. Sendo o Serviço um bem imaterial na etapa da circulação econômica, o município poderá exigir o imposto sobre o mesmo.
Fato Gerador
O fato gerador do ISS é a prestação de serviços da lista anexa à Lei Complementar nº 116/03, ainda que esses não constituam como atividade preponderante do prestador, ou seja, mesmo que o prestador de serviços venda mercadorias ou produza bens, que são suas atividades preponderantes, se prestar serviços, deverá pagar o ISS.
Contribuinte
O contribuinte do ISS é a empresa ou o trabalhador que presta o serviço tributável.
Base de Cálculo
A base de