Estrutura como caminho das forças
A estrutura é um conjunto de elementos, o qual torna-se o caminho pelo qual as forças que atuam sobre ela devem transitar até chegar ao seu destino final.
Para transferir um conjunto de forças até o solo podemos usar poucos ou muitos caminhos. Uma estrutura com muitos caminhos tende a tê-los mais estreitos, a com poucos caminhos sofre um maior acúmulo de forças em cada um, obrigando-os a serem mais largos.
Uma questão que preocupa a quem concebe um novo projeto é o de ser o mais criativo e original possível. Na realidade, uma obra, para ser criativa, não precisa ser necessariamente inédita. A criação do novo passa pela releitura do existente, vendo-o com novos olhos. Portanto, o conhecimento profundo de soluções já utilizadas em projetos semelhantes é de capital importância.
5. QUEM CONCEBE A ESTRUTURA?
Conceber é compreender, entender e ser capaz de explicar.
A concepção da estrutura é anterior ao seu dimensionamento, ou seja, à sua quantificação. A estrutura e a forma são um só objeto, e, assim sendo, conceber uma implica em conceber outra e vice-versa. A forma e a estrutura nascem juntas, logo, quem cria a forma cria a estrutura.
6. O PAPEL DO CÁLCULO ESTRUTURAL
O cálculo é uma ferramenta com a qual se manipula um modelo físico, e por mais precisos que sejam os cálculos, nem sempre conseguem descrever com precisão a realidade.
7. A GEOMETRIA DOS ELEMENTOS ESTRUTURAIS Fio de aço
Quando colocado de pé não é capaz de suportar a si próprio, nem capaz de manter-se reto quando suspenso por seus extremos, mas bastante eficiente para suportar cargas aplicadas na direção do seu eixo.
Não é só a resistência do material que garante a um elemento estrutural a capacidade de suportar cargas, na maioria das vezes sua forma é que é a determinante da capacidade de suporte.
1. O bloco: suas três dimensões apresentam a mesma ordem de grandeza
O bloco só serve como estrutura quando usado em associações nas