as leis na biblia
Antes de começarmos vamos definir o conceito de Lei.
Do latim lex, uma lei é uma regra ou norma. Trata-se de um fator constante e invariável das coisas que nasce de uma causa primeira. As leis são, por outro lado, as relações existentes entre os elementos que intervêm num fenomeno.
No âmbito do direito, a lei é um preceito ditado por uma autoridade competente. Este texto manda ou proíbe algo em consonância com a justiça e para o bem da sociedade no seu conjunto.
Pode-se dizer que as leis limitam o livre arbítrio dos seres humanos que convivem em sociedade. Funcionam como um controle externo aos seres humanos regem as condutas (os comportamentos).
A lei (enquanto norma jurídica) deve obedecer a diversos princípios, como é o caso da generalidade (abranje todos os indivíduos), a obrigatoriedade (é imperativa) e a permanência (as leias são ditadas com carácter indefinido), entre outros.
Exites diferentes tipos de lei na Biblia; temos as leis morais, as leis cerimoniais; leis sanitárias, civis, penais e tributárias.
Dito isto vamos tentar entender o funcionamento deste conceito na biblia, o termo “lei” é usado na Bíblia de diversas formas. Às vezes “lei” era entendida como abrangendo todo o Velho Testamento e em outros casos só os cinco primeiros livros de Moisés, de Gênesis a Deuteronômio.
Em nosso meio consideramos que, quando a Bíblia menciona a palavra “lei”, significaria todas as leis presentes no antigo testamento, o que não é verdade. De fato, Moisés entregou ao povo diversas leis, embora ele mesmo não as tenha criado, pois foi Deus quem as ditou a ele.
Mas temos um código bem distinto na Bíblia. Deus fez questão de entregar a Lei Moral de uma forma bem particular e até mesmo espantosa. É a única parte da Bíblia que não foi escrita por um profeta, pois foi o próprio Deus quem a escreveu: os Dez Mandamentos.
Os 10 mandamentos foram separados e colocados dentro da Arca da Aliança. A Lei de sacrifícios de animais, festas e demais