A concepção estrutural
2013
A CONCEPÇÃO ESTRUTURAL E A ARQUITETURA
Cap. 1:
“Conceituação dos Fenômenos Físicos que Ocorrem nos Sistemas Estruturais”.
O que é estrutura?
Apesar da resposta a esta pergunta variar de acordo com as áreas do conhecimento humano a ideia básica será sempre a mesma: estrutura é um conjunto , um sistema, composto de elementos que se inter-relacionam para desemprenhar uma função, permanente ou não.
Em edificações o conceito de estrutura é o mesmo, um conjunto de estruturas que objetivam criar um espaço em que pessoas exercerão diversas atividades.
Estrutura, portanto, está em tudo que nos rodeia, nas plantas, no ar e nas pessoas, nos objetos e nas ideias.
É interessante entender que a noção de estrutura é parte integrante do inconsciente coletivo.
Estrutura como caminho das forças.
Tratando-se da estrutura das edificações, o conjunto de elementos torna-se o caminho pelo qual as forças que atuam sobre ela devem transitar até chegar ao seu destino final, o solo. Normalmente, esse caminho é vertical mas quando necessário elas percorrem caminhos mais longos, desviando-se de sua tendência natural.
Qual a melhor solução estrutural?
De acordo com o ponto de vista puramente estrutural a melhor solução é proporcionar as forças de atuação o menor caminho possível. Porém, o tipo de solução pode variar de acordo com aquilo que se prioriza ou espera de um projeto. A distribuição das forças em um local em que se espera amplitude pode ocorrer de forma diferente daquele em que o tamanho do espaço não é priorizado, por exemplo.
Quem concebe a estrutura?
Primeiramente, é necessário compreender o termo conceber.
Conceber é compreender, entender e ser capaz de explicar. Portanto, conceber algo não significa necessariamente materializá-lo.
Conceber uma estrutura é ter consciência da possibilidade de sua existência; é perceber sua relação com o espaço gerado; é