a concepção estrutural e a arquitetura
Nesse capítulo, são definidos conceitos básicos e usuais para facilitar a compreensão dos sistemas estruturais.São apresentados elementos como blocos, barras e lâminas e suas respectivas funções e exemplos.
O conceito de força é explicado, dando início à discussão a respeito de forças internas e externas aestrutura. Cargas são aquelas que atuam externamente, podendo ser permanentes como o piso, as paredes e o revestimento ou acidentas como o peso das pessoas, do mobiliário, a força do vento, etc. Já atensão é a aquela que atua internamente, podendo ser aplicada perpendicular (tensão normal) ou paralelamente (tensão de cisalhamento) à superfície resistente. Dependendo da intensidade da força e domaterial utilizado é possível que ocorra deformação, para que isso não ocorra é necessária a condição de equilíbrio estático interno e externo.
As estruturas podem ser classificadas de acordo com suaestabilidade, podendo ser hipostática, isostática ou hiperestática. Sendo as hipostáticas, aquelas com pouca estabilidade e portanto não recomendáveis para ser executadas por questão de segurança,enquanto as isostáticas são aquelas mais executadas devido a facilidade de cálculo e maior facilidade de execução e, por fim, as hipostáticas apresentam maior estabilidade externa, porém maior consumo dematerial.
Ao submeter uma estrutura a uma força externa, é possível realizar tração ou compressão. Se houver um aumento do tamanho de forma uniforme, pode-se afirmar que a mesma sofreu tração simplesou axial. Já se houver uma diminuição, conclui-se que esta sofreu compressão simples ou axial. No caso desta última, é possível ocorrer perda de estabilidade, antes da ruptura do material, sendochamado este processo de flambagem.
Posteriormente, são apresentados os conceitos de força cortante, momento fletor e momento torçor. E por fim, são analisadas as propriedades dos materiais do ponto de...