RESUMO “A CONCEPÇÃO ESTRUTURAL E A ARQUITETURA” (PAG 21 A 27)
O QUE É ESTRUTURA?
É tudo aquilo que sustenta, tal qual o esqueleto humano.
Estrutura é um conjunto, um sistema, composto de elementos ( lajes, vogas, pilares) que se inter-relacionam (laje apoiando voga; viga apoiando em pilar) para desempenhar uma função( criar espaços em que pessoas exercerão diversas atividades), permanente ou não.
Estrutura esta em tudo que nos rodeia.
Exemplos naturais que ajudam a entender melhor o comportamento de um sistema estrutural: galho de arvore e o comportamento de uma viga em balanço (viga fixada em apenas um apoio; Folha de palmeira resistência usando dobraduras em folhas finas.
CAMINHO DAS FORÇAS:
Estrutura é um conjunto de elementos, que no caso das edificações esse conjunto torna-se pelo qual as forças devem transitar ate chegar ao seu destino final, o solo.
Forcas gravitacionais tendem a tomar o caminho da vertical.
Uma estrutura com muitos caminhos tende a tê-los mais estreitos; já as com poucos caminhos sofrem um maior acúmulo de forças em cada um, obrigando-os a serem mais largos.
(se a ligação entre dois bairros for feita por apenas uma rua, deve-se construir uma rua bem larga, para que não haja engarrafamento. Se houver muitas ruas não há necessidade de ruas muito largas.) ex: Parque Anhembi – SP: estrutura com muitos caminhos. Barras da treliça bastante esbeltas, produzindo uma leveza tanto física quanto visual.
Masp – SP: apenas quatro vigas e pilares transmitem a maior parte da carga ao solo. É fácil perceber o peso físico e visual dessas vigas e pilares.
QUAL A MELHOR SOLUÇÃO ESTRUTURAL?
É aquela que procura resolver da melhor maneira os requisitos impostos.
A melhor estrutura na verdade não existe.
Existe, sim, uma boa solução que resolve bem alguns pré-requisitos.
Assim mesmo, não resolve todos os requisitos com o mesmo grau de eficiência.
Para estabelecer a escolha é necessário estabelecer uma hierarquia de quesitos aos quais a solução