Estruturas
A estrutura é um conjunto de elementos, o qual torna-se o caminho pelo qual as forças que atuam sobre ela devem transitar até chegar ao seu destino final.
Para transferir um conjunto de forças até o solo podemos usar poucos ou muitos caminhos. Uma estrutura com muitos caminhos tende a tê-los mais estreitos, a com poucos caminhos sofre um maior acúmulo de forças em cada um, obrigando-os a serem mais largos.
Qual a melhor solução estrutural? A mais fácil de construir? A mais bonita? A mais econômica? Na verdade a melhor solução estrutural não existe. Existe, sim, uma boa solução que resolve bem alguns pré-requisitos.
Fig. A – Proposta simples e direta, Fig. B – Permite a passagem de pessoas por baixo, Fig.C – Passagem mais ampla possível.
Para orientar a escolha é necessário estabelecer uma hierarquia de quesitos aos quais a solução deverá atender, de maneira que se estabeleçam categorias de importância, de forma que a solução encontrada atenda muito bem os mais importantes e bem os menos importantes.
É função de quem concebe a estrutura fazer com que, apesar de hierarquizados, os requisitos sejam atendidos da forma mais eficiente possível.
Uma questão que preocupa a quem concebe um novo projeto é o de ser o mais criativo e original possível. Na realidade, uma obra, para ser criativa, não precisa ser necessariamente inédita. A criação do novo passa pela releitura do existente, vendo-o com novos olhos. Portanto, o conhecimento profundo de soluções já utilizadas em projetos semelhantes é de capital importância.
“Nenhuma solução é tão original que não tenha um precedente parecido” (Torroja).
“Original é o que volta às origens” (Gaudí).
2. QUEM CONCEBE A ESTRUTURA?
Conceber é compreender, entender e ser capaz de explicar.
A concepção da estrutura é anterior ao seu dimensionamento, ou seja, à sua quantificação.
Conceber uma estrutura é ter consciência da possibilidade de sua