Física
No caso de edificações, a estrutura é também um conjunto de elementos-lajes-vigas e pilares- que se inter-relacionam (laje apoiando em viga, viga apoiando em pilar) para desempenhar uma função: criar um espaço em que pessoas exercerão diversas atividades.
Porem pode se dizer que estrutura não se associa somente a edificações, mas em tudo que nos rodeia, nas plantas, na musica, nas pessoas e nas ideias.
Estrutura como caminho das forças: Estrutura é um caminho de elementos, portanto, nas edificações as forças que atuam devem transitar até chegar ao solo. O caminho natural das forças gravitacionais, ou seja, o peso dos objetos e das pessoas, tendem a tomar é o da vertical.
Exemplificando na edificação: para transferir um conjunto de forças ate o solo podemos usar poucos ou muitos caminhos, ou seja, uma construção com muitos caminhos tende a tê-los mais estreitos e o de poucos caminhos, serem mais largos para suportar maior acumulo de forças
Ex: muitos caminhos, cobertura parque Anhembi
Poucos caminhos, masp, em que 4 vigas e pilares transmitem a maior força no solo.
Qual dessas soluções seria a melhor? Utilizar poucos ou muitos caminhos?
A melhor solução é aquela que procura resolver da melhor maneira os requisitos impostos. A melhor não existe, existe na realidade uma boa solução que resolve bem alguns pré-requisitos. Tudo depende de preço, beleza e facilidade de construção.
Quem concebe a estrutura?
Conceber é compreender, entender e ser capaz de explicar. É ter consciência da possibilidade de sua existência e não materializa-la necessariamente.
Papel do calculo estrutural: comprovar e corrigir o que se intuiu, é a ferramenta com a qual se manipula um modelo físico.
A geometria dos modelos estruturais:
Não é só a resistência dos materiais que garante a um elemento estrutural a capacidade