estrura e redação de projetos
Livro: Como se faz uma tese: em ciências humanas – Capitulo 1 Umberto Eco
Quais as principais regras para se fazer um projeto de pesquisa/ tese?
A tese é um trabalho datilografado, que pode variar de cem a quatrocentas páginas, em que o foco é tratar um “pensamento” dentro da área de estudo, em questão. O projeto deve ser focado em algo novo.
Inicialmente o estudante deve se enquadrar em um desses tipos de teses:
Tese para licenciatura: esse tipo não dá o titulo de doutor, pode ser obtida com uma serie de exames, ou um trabalho escrito, e em geral destina-se aos que vão exercer a profissão.
Tese para doutorado: neste é recebido o titulo de doutor, e em geral destina-se ao exercício da atividade acadêmica e quase sempre seguem carreira universitária. Está tese é original e investigativa, deve se saber com segurança sobre o assunto estudado e, sobretudo descobrir, qualquer coisa que outros não tenham discutido.
Feito isso a tese ainda pode ser classifica ou caracterizada da seguinte forma:
Tese de copilação: o estudante examina a literatura e expõe de modo claro, relacionando os vários pontos de vista, dando uma vista panorâmica sobre o assunto abordado.
Tese de investigação: sempre é mais longa e mais aprofundada.
Mas quem faz uma tese de copilação também pode futuramente torna-la como investigativa, tornando a inicial de copilação com uma tese de esclarecimento de ideias e de entendimento da literatura. A escolha entre os tipos de tese, está ligada a maturidade e capacidade de trabalho do estudante. Para se fazer uma tese é preciso:
- escolher um tema preciso;
- recolher documentos sobre o tema;
- por em ordem os documentos;
- relacionar o tema em primeira mão com os documentos escolhidos.
- dar uma forma orgânica a todas as reflexões precedentes;
- proceder de modo que quem lê, perceba o que se quer dizer;
Ou seja, apreender e por em ordem as próprias ideias e ordenar os dados isso é um trabalho metodológico