Informatica
Acadêmicos, de forma geral, sempre acabam sentindo falta de uma definição para Trabalho Científico.
O Trabalho Científico decorre de um pensamento a respeito de um problema, esse pensamento deve induzir à construção, confirmação ou refutação de um conhecimento, e deve ser norteado por regras e métodos de investigação.
Um Trabalho Científico deve ser caracterizado pela sua qualidade formal - que diz respeito aos meios e às formas utilizadas na produção do trabalho, e pela sua qualidade política - que diz respeito aos conteúdos trabalhados, aos fins a que se destinam, e à substância resultante do desenvolvimento do trabalho. Tanto a qualidade formal quanto a política devem permitir um ganho sócio-cultural-educacional relevante.
O principal objetivo de um trabalho científico é comunicar uma observação ou uma ideia a um grupo de indivíduos potencialmente interessados. Esses indivíduos podem então fazer uso da observação, ou fazer avançar a ideia mediante as suas próprias observações.
Ou seja, as escolhas das técnicas de investigação por um pesquisador nascem sempre do seu diálogo com a comunidade científica à qual pertence. Em parte, o pesquisador encarna essa comunidade (ou parte dela) e elege dispositivos de pesquisa capazes de produzir argumentos para seu próprio autoconvencimento.
Em parte, o pesquisador antecipa as críticas que sofrerá por parte dos membros de sua comunidade que não compartilham exatamente de todas as crenças e pressupostos que produziriam o autoconvencimento. É nesse plano que se traçam as escolhas metodológicas. Não há fórmula mágica. Não há método universal. Há que se ter o que Einstein chamava de oportunismo metodológico.
1.1 Artigo científico
O artigo científico, de acordo com a NBR 6022/1994 é um trabalho de pesquisa onde o escritor-cientísta busca apresentar à comunidade científica o valor da verdade de sua descoberta, apresentando o resultado de estudos ou pesquisas pequenas, porém completas.