INFLUENCIAS NORTE AMERICANA
Uma Breve Introdução
O Serviço Social surge como profissão na divisão social e técnica do trabalho, sua prática profissional se dá no âmbito do enfrentamento das mazelas da questão social, que se agravaram no Brasil a partir dos anos de 1930, com o desenvolvimento do modo de produção capitalista.
As Primeiras influencias
Embora nesses primeiros anos de profissão a influência europeia seja significativa, ela gradativamente cede espaço às técnicas profissionais norte-americanas. “A presença norte-americana se fará através de técnicas para o agir profissional, técnicas essas que terão como pressupostos teóricos o funcionalismo.
A Formação do Assistente Na influencia Americana
Com a influência americana a formação do assistente social se baseia em quatro pontos:
Formação científica: baseada nas disciplinas de Sociologia, Psicologia, Biologia e Moral;
Formação técnica: voltada aos estudos das teorias sociais existentes e sua adaptação à realidade.
Formação prática : está estabelecida no “como fazer” nas diferentes realidades que o assistente social deverá ser envolvido.
Formação pessoal: baseava no desenvolvimento da personalidade do aluno de
Serviço Social, em que deveria ter uma “moral mais sólida”:
Assistentes Sociais Brasileiros Nos Estados Unidos
Nos finais dos anos 1940 e 1950 a presença da interferência norte-americana no Serviço Social brasileiro cresce principalmente pela ‘oportunidade’ de cessão de bolsas de estudos às profissionais brasileiras para se especializarem nas universidades dos Estados Unidos da América do Norte.
Novas técnicas de Trabalho
Com o retorno dessas profissionais ao Brasil, elas trazem consigo as técnicas de trabalho das “trabalhadoras sociais” norte-americanas, o Serviço Social de Caso e logo depois o Serviço Social de Grupo e de Comunidade:
O Serviço Social recebeu, de início, uma influência da Sociologia, mas é a Psicologia que fundamentará esse