Estres
Acadêmicos:
Turma:
Tema: A relação do estresse na vida acadêmica.
1 Parte – Justificativa
O estresse esta presente em nosso cotidiano, porém quando o nível deste se torna elevado demais pode ser prejudicial para a saúde dos sujeitos. Quanto maior a responsabilidade que as pessoas assumem maior pode ser a carga do estresse.
Com relação a esse fenômeno destacamos a importância de estudar a relação que o estresse pode ter na vida acadêmica, influenciando na maneira em como o estudante frequênta às aulas, se aprofunda nos estudos, na sua pontualidade, entre outros fatores que podem interferir tanto na vida dentro da faculdade como na vida fora dela. Entendendo à vida acadêmica na nossa realidade, a qual se caracteriza pela difusão dos papéis que os estudantes assumem durante a sua vida: acadêmico, trabalhador, filho (a), pai, mãe, esposo (a). Muitas vezes assumindo ao mesmo tempo vários papéis.
Acreditamos ser importante a identificação do estresse nos acadêmicos e estudar como este pode interferir ou não no processo de aprendizagem, ampliar a visão e o conhecimento do estudante sobre o estresse e a influência que este fenômeno possa ter na vida de cada um.
Diante deste contexto, acreditamos que podemos esclarecer assuntos sobre o estresse e sua relação com a vida acadêmica. Além de identificar e estudar, de forma objetiva e de acordo com nossa realidade, as diferentes formas em que este fenômeno se apresenta no nosso cotidiano. Qual o nível de estresse em estudantes do 1º ao 8º semestre do curso de psicologia na instituição de ensino e a interferência que este tem na vida acadêmica na perspectiva dos estudantes?
3. HIPÓTESES
a) A nosso ver quanto maior o nível de estresse maior interferência deste na vida acadêmica do sujeito.
b) Com o crescente desenvolvimento do mercado e a competitividade cada vez mais intensa, o sujeito acaba deixando de lado as coisas que lhe dão prazer e acaba