estremadura
Estremadura
Estremadura ocupa uma faixa litoral no centro do território e compreende concelhos dos distritos de Leiria, Lisboa e Setúbal. É banhada pelo oceano
Atlântico a oeste, e confina com as regiões da Beira
Litoral a norte, do Ribatejo a leste, do Alto Alentejo a sudeste, e do Baixo Alentejo a sul. A
Estremadura compreende 31 concelhos:
8 do distrito de Leiria, 14 do distrito de
Lisboa e 9 do distrito de Setúbal.
Trajes tradicionais
• Mulher
O traje da mulher tem a presença de um chapelinho pequeno e redondo de veludo preto, debaixo do chapelinho há um lenço de cores vivas. A blusa tem um padrão de chita com cores garridas e a presença de folhos. A saia é de muita roda e comprida também com padrão de chita mas de cores escuras. É encilhada com uma faixa de tecido vermelho com franjas. O avental é de cores garridas acompanhando o comprimento da saia. Os canos eram meias sem pé feitas de lã e de cor branca. Os trajes estremenhos femininos também têm a presença de colote e saiote de cor branca e com rendas nas partes inferiores .
Mulher
Homem
O traje do homem é constituido por uma camisa de xadrez e de cores vivas tal como as calças. O traje do homem também tem a presença de um barrete e de uma cinta normalmente de cor preta. Os homens dançam descalços. Homem
Cantares, danças e tradiçoes Fado de Lisboa
Mesmo sabendo que a origem do fado é incerta conta-se que tem início nos bares de marinheiros de Lisboa nos finais do século XVIII.
No fado, o cantor - o fadista -permanece vestido de preto em frente à plateia e atrás de si ficam os guitarristas. Cantam sobre o sofrimento, a saudade de tempos passados, a saudade de um amor perdido, a tragédia, a desgraça, a sina e o destino, a dor, amor e ciúme, a noite, as sombras, a cidade, as misérias da vida, critica a sociedade, entre outros…
Marcha de Lisboa
As marchas populares de
Lisboa é uma tradição