países hispano hablantes
Castelhano – toda a Espanha
Basco - região autônoma do País Basco no norte do país. É falado por 1% da população.
Catalão - região da Catalunha e Ilhas Baleares. É falado por 9% da população.
Galego - região da Galícia. Galego é falado por 5% da população, também pode ser ouvido em algumas zonas das províncias de Astúrias, Leão e Zamora.
Outros dialetos não possuem inclusão no estatuto de língua oficial, mas também são falados o aragonês (falado no norte de Huesca), o asturiano, o leonês (falado em Leon), zamora e o estremenho (falado em Salamanca e Estremadura). Nas cidades localizadas em Lerida podem ser encontrado o aranês.
Desde a Constituição de 1978 que a Espanha está dividida em 17 Comunidades Autônomas e as duas cidades autônomas de Ceuta e Melilla.
As Comunidades dividem-se ainda em cinquenta províncias. Lista das comunidades e cidades autônomas:
Andaluzia (Andalucía) (capital Sevilha): idioma: castelhano. É a segunda maior comunidade autônoma espanhola e a mais populosa. A Andaluzia é rica em recursos minerais como carvão, chumbo, cobre, ferro, quartzo, prata, mármore e também exporta sal. O turismo é muito rentável. É forte na produção de azeite, arroz, frutas, trigo, plantas industriais e na produção de gado. Os vinhos finos de Jerez são muito famosos e de grande qualidade. O comércio está muito desenvolvido e ocupa mais de 50% da população.
Aragão (Aragón) (capital Saragoça): idioma: castelhano e língua aragonesa. Desde 1978 é uma comunidade autónoma espanhola.
Principado das Astúrias (capital Oviedo): idioma: Castelhano (oficial), Asturiano (não-oficial), Galego (não-oficial, usado apenas na zona mais ocidental) É uma