Tradições musicais da estremadura
Área Abrangente
A Estremadura abrange a área dos seguintes municípios incluídos nos distritos de: * Leiria (apenas Alcobaça, Alvaiázere, Ansião, Batalha, Bombarral, Caldas da Rainha, Leiria, Marinha Grande, Nazaré, Óbidos, Peniche, Pombal e Porto de Mós); * Santarém.
Tradições Musicais
Esta região é de grande implantação da guitarra. Em Lisboa, o fado é acompanhado pela guitarra portuguesa e pelo violão mas, estes instrumentos ouvem-se também a solo, num fado apenas instrumental ao qual se dá o nome de "variações". Realça o amor, a saudade, a alegria e o sofrimento.
O fado de Lisboa, inicialmente cantado pelo povo nas ruas dos antigos bairros de Alfama e Mouraria, é actualmente, explorado como espectáculo em casas da especialidade.
O popular amolador de tesouras e navalhas, profissão que se encontra em vias de extinção, percorre as ruas da cidade tocando uma flauta de Pan, geralmente com seis tubos.
Na Nazaré, para além do instrumental semelhante ao utilizado nas rusgas nortenhas que acompanha cantares e danças do rancho folclórico local - violões, guitarras, clarinetes, harmónicas e ferrinhos – também são utilizados instrumentos rítmicos que os pescadores usavam quando à noite saíam das tabernas a cantar, como o cântaro com abano, as pinhas e uma garrafa de vidro com dois garfos no gargalo.
Relativamente à tradição religiosa, é de salientar a romaria estremenha, conhecida por “Círio”. O gaiteiro segue à frente acompanhado pelo estandarte e pelos mordomos. O cortejo pára em muitas povoações para almoçar e para a realização do peditório, sempre ao som da gaita-de-foles e terminando com um bailarico.
Os momentos musicais dos “círios” são, para além dos toques do gaiteiro, as loas, recitativos cantados por rapazes que não tenham atingido a puberdade.
Estremadura
Danças típicas da Estremadura
Dança da Roda
Em Portugal, como aliás no resto da Europa, a dança de roda conheceu grande favor. É hoje entendimento pacífico que as