Pandoravirose
811 palavras
4 páginas
Sobre o Pandoravírus, existe uma teoria surgida há aproximadamente 10 anos, quando outro vírus - também "gigante" naquela época, o mimivírus - foi descoberto. A partir daí, pensou-se que estes vírus gigantes seriam descendentes de uma célula que perdeu parte de seus genes e se transformou em um parasita. Contudo, para dar embasamento a esta teoria, outros vírus gigantes precisariam ser encontrados e analisados mais profundamente, o que foi o caso do Pandoravírus, descoberto no Chile e na Austrália. Diante disso, a divisão da vida, ou da Árvore da Vida, em três categorias não seria mais exata, no ponto de vista de alguns pesquisadores. Atualmente, é adotado em grande parte o Sistema dos Três Domínios, um agrupamento dos diferentes reinos da taxonomia tradicional. Estes domínios são Eubacteria (que inclui as bactérias); Archaea (procariontes que não recaem na classificação anterior) e Eukaria (seres vivos com um núcleo celular organizado). Os vírus, ao contrário de outros seres, não conseguem se reproduzir e precisam de um hospedeiro. Por esta razão, eles não são considerados seres vivos.
Normalmente, sob um microscópio, os vírus parecem com cristais. Mas Pandoraviruses parecia estruturas celulares. Primeiro, pensei que eles poderiam ser bactérias especiais devido ao seu tamanho e morfologia. No entanto, mais testes confirmaram que eles eram os vírus. O retorno de Ségolène Royal marca novo capítulo político e pessoal
Pesquisadores da Universidade de Aix-Marseille da França estão acostumados a encontrar novos vírus gigantes. Mas eles dizem que sua última descoberta - um vírus que supera todos os outros - é diferente de tudo que já vimos antes.
Dr. Chantal Abergel não é facilmente surpreendido com a descoberta de vírus gigantes. Um diretor de pesquisa na Universidade de Aix-Marseille e do CNRS (Centro Nacional da França para a Investigação Científica), ela já está envolvida na identificação de dois grandes vírus, o Mimivírus e Megavirus.
Na verdade, o