Estratégia
Um dos primeiros usos do termo estratégia foi feito há aproximadamente 3.000 anos pelo estrategista chinês Sun Tzu, que afirmava que “todos os homens podem ver as táticas pelas quais eu conquisto, mas o que ninguém consegue ver é a estratégia a partir da qual grandes vitórias são obtidas”. (FERNANDO SERRA; MARIA CÂNDIDA S. TORRES; ALEXANDRE PAVAN TORRES, 2004) Foi só no final do Século XVIII, que o termo estratégia teve seu significado ampliado ä política e a economia. Sua utilização na área empresaria deu-se a partir da Revolução Industrial, que trouxe para as organizações grandes mudanças tecnológicas, com profundo impacto produtivo, ou seja, da produção artesanal à fábrica. Com o fim da Revolução Industrial, surgiram movimentos que fizeram grande diferença dentro das organizações. (WIKIPÉDIA, 2010) Já no Século XX, o surgimento das dez escolas do pensamento estratégico, foi para um estudo mais profundo e detalhista de toda estratégia a ser utilizada por uma organização. Segundo o autor Mintzberg (2005), as escolas são:
- Design (estratégia como processo de concepção) - Planejamento (estratégia como processo formal) - Posicionamento (estratégia como processo analítico) - Empreendedora (estratégia como processo visionário) - Cognitiva (estratégia como processo mental) - Aprendizado (estratégia como processo emergente) - Poder (estratégia como processo de negociação) - Cultural (estratégia como processo coletivo) - Ambiental (estratégia como processo reativo) - Configuração (estratégia como processo de transformação)
Todas estas escolas trouxeram um pouco de valor e conhecimento dos vários processos de estratégia. (WIKIPÉDIA, 2010) Como observado, há muito tempo as organizações vem passando por longos processos de desenvolvimento e mudanças e nos dias de hoje, devido ao grande avanço tecnológico e o constante crescimento da competitividade entre as organizações de todos os tamanhos e segmentos,