Estágio curricular de pedagogia
Carmem Terezinha Ceolin
PROJETO DE AÇÃO GESTORA DESENVOLVIDO PELO ESTAGIÁRIO
TÍTULO DO PROJETO: JOGOS EDUCATIVOS NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA
JUSTIFICATIVA:
A construção de jogos didático-pedagógicos, além de ser uma opção divertida e instrutiva para os alunos entrarem em contato com o objeto de estudo, facilita o trabalho do educador, possibilitando-lhe maneiras de trabalhar em sala e de atingir a maioria dos alunos com intuito de facilitar o processo de aprendizagem.
É importante que o professor utilize jogos em seu plano de aula, pois é através do brincar que a criança se desenvolve e se constitui, estimula o seu desenvolvimento intelectual, também ensina, sem que ela perceba, os hábitos necessários a esse crescimento.
Os elementos do jogo, como o conjunto de regras, a competição, o tempo e o espaço em que ele ocorre, colocam a criança em situações de adaptação e readaptação, que provocam diferentes atitudes comportamentais e, consequentemente, exigem que ela esteja constantemente desempenhando seu papel social de criança. O jogo não representa apenas as experiências vividas, mas prepara o indivíduo para o que está por vir, pois, exercita habilidades e, principalmente, estimula o convívio social. Por tudo isso, ressalto o grande valor educativo do jogo e a importância de se trabalhar esse conteúdo nas escolas, de forma comprometida com a formação física, intelectual, moral e social do aluno.
OBJETIVO GERAL:
Disponibilizar jogos, como estratégias educacionais, que contribuam com os educadores, no sentido de melhor cumprirem sua missão humana pela função social de construção da cidadania, aliando prazer e resultados, alegria e eficiência, somando criatividade ao desenvolvimento da vida escolar.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: * Obedecer às regras importantes para o desempenho do jogo; * Promover a interação entre as crianças de iguais e diferentes idades; * Estimular o raciocínio lógico e a memória; * Oportunizar o