estratégia
A estratégia pode ser definida como o conjunto de finalidades, metas, diretrizes fundamentais e os planos para atingir os objetivos, postulados de forma a definir em que situação a organização se encontra, que tipo de organização se encontra, que tipo de organização ela é ou deseja ser.
Portanto, estratégia é definida como o plano que reúne o conjunto de objetivos e metas dentro de uma empresa, com o intuito de fazê-la crescer e produzir cada vez mais. Um exemplo é a aliança entre uma empresa a outra, devido a concorrência com outras, a fim de continuarem sendo competitivas e evitarem perdas no mercado,
http://www.strategia.com.br/Alunos/2001-2/Estrategia/125/Estrategia.htm
2) O Modelo das Cinco Forças Competitivas de Porter destina-se à análise da competição entre empresas. Considera cinco factores, as forças competitivas, a entrada de empresas, concorrentes, produtos substitutos, fornecedores e clientes. Eles necessitam ser estudados para que se possa desenvolver uma estratégia empresarial eficiente. A entrada de novas empresas facilitaria a concorrência, assim diminuiria a atratividade de uma para com a outra. A concorrência diminuiria o lucro, devido a uma maior “divisão” do lucro. Produtos substitutos poderiam substituir produtos já existentes. Novos fornecedores aumentaria os custos das empresas pois seriam atratividade para a população. E, por fim, compradores (clientes), que poderiam criar associações demandando preços mais baixos ou serviços mais altos.