O que é quaresma
O que foi pra Jesus: Jesus acaba de ser batizando quando é tentado pelo demônio durante 40 dias antes de sua vida publica.
Para nós o que é a quaresma: é um campo de treinamento, é um kairós, tempo de crescimento espiritual, seremos tentados, como um exercício. Como fazemos com o nosso corpo ao irmos a academia e todos os dias forçar um pouco para ficarmos mais forte, fazemos o mesmo com nosso espírito ao enfretarmos as tentações.
Assim na quaresmas devemos fortificar o nosso ponto fraco através da penitencia que exercitara o nosso espírito. A penitencia não é uma forma masoquista da igreja, mas como uma forma de educar, como um pai educa um filho você deve educar a sua alma. Assim, se sua alma for “mimada” mais capacidade de sofrer ela terá. E a penitencia evita essa alma mimada.
Jesus nos disse no sermão da montanha que devemos praticar o jejum, a caridade e oração para nos fortificar.
Portanto a quaresma, tempo que antecede o tríduo pascal, solenidade mais importante da igreja católica, foi instiuida no século IV para vivermos bem a semana pascal. É tempo de preparação, de renovação, de conversão, de purificação e fortalecimento da alma. Apreciarmos a Cruz de Cristo para viver bem a nossa cruz.
Vivemos, assim, 40 dias, como Jesus viveu no deserto, de reflexão.
A quaresma deve ser vivida desde Quarta feira de cinzas ate a Quinta feira Santa sendo assim 43 dias porque...
Na quarta feira de cinzas vivemos a missa solene onde ao invés do ato penitencial há a elevação das cinzas, iniciando o tempo de penitencia. Não tem o gloria, o aleluia e o credo.
Assim como nos domingos não tem aleluia e gloria. Também não devemos comer carne.
E vai ate a Quinta feira Santa onde vivemos a solene missa de lava-pes revivendo a instituição da Eucarista na Santa Ceia
Na sexta feira santa ou sexta da paixão há missa as 15h em adoração a santa cruz
Sábado de aleluia vive-se a vigília pascal a espera da ressurreição do Senhor.
Portanto