quaresma
Este caderno de temas está dividido em 5 partes referentes a cada Domingo da Quaresma. À exceção deste primeiro tema onde a Quaresma irá ser meditada como um todo, em cada um dos outros irá ser aprofundada uma atitude espiritual característica deste caminho até à Páscoa. No 2º tema, a Espiritualidade da Quaresma será meditada, com o foco sobre a oração. No 3º a Renúncia, atitude essencial que é consequência deste tempo de deserto e oração. No 4º tema são refletidos o Jejum e a esmola, dois símbolos que representam a renúncia e a solidariedade, respetivamente. E finalmente, no 5º tema, como conclusão, a Reconciliação, sacramento instituído transversal à vida de um cristão mas que é fundamental ser refletido antes da Páscoa.
1º Tema
A QUARESMA
Cântico: És a minha vida
INTRODUÇÃO AO TEMA
Texto 1: Quaresma: História
A Quaresma é o tempo do ano litúrgico preparatório da Páscoa, a grande celebração da salvação operada pela morte e ressurreição de Jesus Cristo. Começa na Quarta-Feira de Cinzas e termina na Quinta-Feira Santa, excluindo a Missa da Ceia do Senhor, que já pertence ao Tríduo Pascal.
A Quaresma surgiu no séc. IV, a seguir à paz do imperador romano Constantino, quando multidões de pagãos quiseram entrar na Igreja. Duas venerandas instituições a ela estão ligadas, a penitência pública e o catecumenado, preparação para o Batismo, o primeiro dos sete sacramentos. Daí o seu duplo caráter penitencial e batismal.
Inicialmente durava três semanas, mas depois, em Roma, foi alargada a seis semanas (40 dias), com início no atual I Domingo da Quaresma (na altura denominado Quadragesima die, entenda-se 40.º dia anterior à Páscoa). O termo Quadragesima (que deu a nossa “Quaresma”) passou depois a designar a duração dos 40 dias evocativos do jejum de Jesus Cristo no deserto, segundo a Bíblia, a preparar-se para a vida pública. Como, tradicionalmente, aos domingos nunca se jejuou, foi necessário acrescentar alguns