Segurança do Trabalho – Construção Civil e Postos de Abastecimento.
Introdução
Construção Civil
Como nas demais categorias, as maiores dificuldades são a falta de instrução do colaborador e o descaso do empregador sobre os equipamentos de proteção. São vistos como incômodos e desnecessários. Treinamento e suporte a quem realiza os procedimentos quase sempre são os motivos de acidentes.
Os riscos são bem variados e vão de quedas de objetos à queda de funcionários em altura, de corte por maquinário ou ferramentas, de esmagamentos a atropelamentos e etc.
NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO
Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção.
Postos de Abastecimento
Os riscos de acidente de trabalho nos postos de abastecimento são muitos, e vão de falta de sinalização adequada a riscos de explosão, passando por despreparo e falta de treinamento, e falta de informação, deixando de lado o fato da real necessidade de uso do material de produção.
Os riscos mais evidentes encontrados em estudos foram os que ocorrem pela via respiratória. Os produtos são compostos de materiais altamente cancerígenos, como o Etil Benzeno, xilen, tolueno e benzeno, que se evaporam dos tanques e ficam em contado direto com os trabalhadores. E que na maior parte do tempo não é informando, exigido e até mesmo renegado pelo funcionário o uso do IPI que protege contra esse risco. A falta de fiscalização também é responsável pelo não uso dos Ipês.
NR 20 - LÍQUIDOS COMBUSTÍVEIS E INFLAMÁVEIS
Para efeito desta Norma Regulamentadora - NR fica definido "líquido combustível" como todo aquele que possua ponto de fulgor igual ou superior a 70ºC e inferior a 93,3ºC.
NR 6 – EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL