Estratégia varejista e a relação do varejo com a motivação do consumidor.
Os varejistas competem entre si com base em suas estratégias individuais, ou seja, planejamento para ganhar vantagem competitiva com objetivo de conquistar a preferência de seus mercados-alvos. Os conceitos de custo, diferenciação e foco desempenham papel fundamental no desenvolvimento estratégico do setor varejista.
A estratégia competitiva de diferenciação faz com que a empresa invista mais pesado na imagem, tecnologia, assistência técnica, distribuição, pesquisa e desenvolvimento de recursos humanos, pesquisa de mercado, qualidade, etc., com a finalidade de criar singularidades para o consumidor. A estratégia competitiva de foco significa escolher um alvo restrito, no qual, por meio da diferenciação ou do custo, a empresa se especializará, atendendo a segmentos ou nichos específicos.
O perfil do varejo brasileiro possui características básicas dentre as quais destacamos: a procura e seleção dos produtos, a aquisição, distribuição, comercialização e entrega; o setor é tradicionalmente absorvedor de mão-de-obra menos qualificada e caracterizada por alta rotatividade; as estratégias de marketing refletem a sazonalidade da demanda que é significativamente importante para o setor varejista.
O consumidor brasileiro está cada vez mais exigente. Com isso, as empresas precisam estar atentas aos novos desejos e traduzi-los em seus produtos e serviços. O varejista precisa identificar o gosto do cliente e traçar estratégias para que estejam presentes nos mais diversos canais e formatos. O consumidor atual também é bem informado e, na maioria das vezes, conhece todas as características dos produtos e serviços que deseja adquirir. Para esse consumidor, o importante é obter explicação e suporte de