cinética da solução
Disciplina de Química Geral e Inorgânica
Prof.ª: Maria Eugênia
Monitoras: Ana Carolina
Gabriela Barbeta
Curso: Ciências Ambientais
Aluno: Geraldo José Menezes Gomes
Turma: 114
Número da prática: 01
Prática realizada em:
Título da Prática: Separação de misturas homogêneas – Destilação simples
Rio de Janeiro
2º Semestre/2013 Ano: 2013
Introdução:
A Destilação é uma técnica muito usada em experiências de separação de componentes líquidos de uma mistura homogênea ou para fazer a separação de líquidos e sólidos. Na destilação, a solução que vai ser destilada é colocada em um recipiente adequado (balão) e vai sendo gradativamente aquecida até atingir o ponto de ebulição, momento em que muda de fase transformando-se em vapor, assim, o componente mais volátil transformado em vapor sobe e, ao passar pelo condensador, muda novamente de fase para líquido e é recolhido em um Erlenmeyer ou uma Proveta. O componete menos volátil permanece no balão na forma de resíduo e o que passa pelo condensador se torna o destilado. Em uma destilação de simples de solução a temperatura não é constante devido a variação da composição do vapor.
Separação de misturas são utilizadas para decompor misturas de substâncias em um sistema qualquer nos dois ou mais componentes originais. É realizada para as mais diversas finalidades, da química analítica à engenharia química ou de petróleo. Dentre os métodos, alguns, por mais que pareçam ter pouca utilidade, são essenciais em processos de mineração ou análises farmacêuticas.
Destilação Simples: Separa um sólido e um líquido de uma mistura homogênea. Ela consiste em separar o líquido em forma de vapor e esse vapor depois é condensado através de um aparelho chamado condensador.
Destilação Fracionada: Esse processo consiste no aquecimento de uma mistura de mais de dois líquidos que possuem pontos de ebulição diferentes. Assim, a solução é