Comportamento do Consumidor
O autor ressalta que ‘’O objetivo real do marketing é ganhar o mercado – não apenas fazer ou vender produtos. ’’ (McKenna, 1997). O varejo teve sua origem em 1852 na França, por Bon Marché que inaugurou uma loja de departamento som seu nome. Em 1846 essa ideia foi inovada pelos americanos inaugurando o palácio de Mármore dos Tecidos.
Já no Brasil surgiu na segunda metade do se Sec.XIX em 1871. Isso é um pouco da história do varejo contada por Alexandre Lizzi no livro Estratégias de Marketing para Varejo. Também em seu livro “Marketing de varejo 2006", ele nos ensina que o vendedor é responsável pela combinação: necessidades e desejos dos clientes, e pra que dê bons resultados devemos observar principais aspectos que levam consumidores a comprar, e dividimos isso em dois grupos: Racionais e Emocionais, onde passamos de preço a status. Mesmo com o crescimento do autosserviço, telemarketing e do e-commerce, o vendedor ainda é peça chave pra uma boa venda.
A economia e a inflação, por exemplo, afetam todos os seguimentos de varejo, porém de maneiras diferentes, podendo pra alguns serem benéficas e pra outros maléficos. Analisamos então o perfil do novo consumidor. Cada dia mais entendido do mundo virtual, mas “antenado” nas questões ambientais e eco sustentáveis. Existem dois tipos de consumidores; o final e o profissional.
1.1 Objetivo geral
O marketing de varejo tende a desvendar e entender o perfil do novo consumidor, que se apresenta cada dia mais exigente. Sendo esse um desafio.
1.2 Específicos
Visando comportamento, necessidades e desejos, são altamente influenciados por fatores pessoais, psicológicos e socioculturais.
1.3 Problema
A gestão de marketing varejista está preparada para o novo consumidor?
1.4 Justificativa
O Objetivo do trabalho é buscar formas de entender as exigências deste consumidor e como o mercado esta reagindo diante destas constantes mudanças.
2. Perfil do consumidor
O perfil do