redes
Introdução______________________________2
Redes____________________________________2
Modelo em Camadas________________________3
Camadas de redes___________________________3
Interação entre Camadas_____________________5
Conclusão__________________________________6
Bibliografia_________________________________7
Introdução
Quando as redes de computadores surgiram, as soluções eram, na maioria das vezes proprietárias, isto é, uma determinada tecnologia só era suportada por seu fabricante. Não havia a possibilidade de se misturar soluções de fabricantes diferentes. Dessa forma um mesmo fabricante era responsável por construir praticamente tudo na rede.
Para facilitar a interconexão de sistemas de computadores, a ISO (International Standards Organization) desenvolveu um modelo de referência chamado OSI (Open System Interconection), para que os fabricantes pudessem criar protocolos a partir desse modelo.
Redes
As Redes nada mais são que um conjunto de equipamentos interconectados, que servem para compartilhar dados ou serviços entre os nós (Hosts ou nodos) que são qualquer equipamento conectado a rede, e que processa algum tipo de informação. Essa comunicação entre nós não seria possível sem o uso de protocolos de comunicação, que são regras que informam aos nós como devem se comunicar entre si. Uma rede pode usar diversos protocolos. Assim podemos dizer que:
Protocolo é um padrão que possibilita a comunicação entre nós, ou seja, é uma sequência de eventos que precisam acontecer para que dois hosts se comuniquem, também comumente chamada de a linguagem utilizada pelos Hosts para trocar dados.
Os protocolos permitem que se haja a comunicação e enviar e receber dados em redes.
Alguns dos problemas típicos resolvidos por protocolos são:
Quem usa o meio físico?
Qual a forma de escalonamento?
Modelo em Camadas
Na transmissão de um dado, cada camada pega as informações passadas pela camada superior, acrescenta informações pelas