teste
Arquivo de configuração de zona
vim /etc/bind/named.conf.local
// Do any local configuration here
include "/etc/bind/rndc.key";
zone "exemplo" { type master; file "/etc/bind/db.exemplo"; };
zone "100.168.192.in-addr.arpa" { type master; file "/etc/bind/db.100.168.192.in-addr.arpa"; };
#########################################################################
Onde:
include --> Informa o arquivo onde a chave de segurança a estão¡ armazenada; zone --> Informa a zona que ira converter IP em nome ou vice versa; file --> Informa o arquivo que servirá de base de dados com informações dos hosts;
Criando zonas
Depois de configurar named.conf.local, devemos criar os arquivos que servirão de base de dados, para converter nome de hosts em ip ou vice versa.
O arquivo da base de dados da zona são composto pelos metros global e outras informações (informações dos hosts que são adicionados).
Parâmetros globais:
@ IN SOA server.exemplo. root.exemplo. ( 2 ; serial 28800 ; refresh (8 hours) 14400 ; retry (4 hours) 3600000 ; expire (5 weeks 6 days 16 hours) 86400 ; minimum (1 day) )
Onde:
@ --> indica o dominio, sem a necessidade de escreve-lo; IN --> indica que a rede é TCP/IP; SOA (Start Of Authority) --> indica que esses registros são parametros globais; server.exemplo. --> indica o servidor que tem autoridade sobre a zona; root.exemplo. --> indica o e-mail do usuário responsável pelo dominio; serial --> é um contador, a cada vez que a zona alterada esse valor aumenta, normalmente é utilizado para atualização do servidor secundário, caso o serial dele seja inferior; refresh --> é o período de tempo (em segundos) em que o servidor secundário se atualizará; retry --> é o período de tempo (em segundos) em que o servidor