contabilidade
1.1. Pressupostos Básicos da Contabilidade
A contabilidade é uma das ciências mais antigas do mundo. Desde antigamente já se faziam uso da técnica contábil, existem diversos registros de que as civilizações antigas já possuíam um esboço de técnicas contábeis.A obra de Frei Pacioli, Summa de arithmetica, geometria, proportioni et proportionalita(1494), descrevia exatamente o método que era utilizado pelos mercadores de Veneza no controle de suas operações, onde posteriormente foi denominado o método das partidas dobradas.
A Contabilidade pode ser dividida em quatro etapas, a primeira é a Contabilidade do mundo antigo, onde os fenícios, gregos e romanos exerceram a atividade comercial com certa intensidade no mundo antigo, baseando-se, no início, em trocas de mercadorias, por volta de 1202.
A segunda etapa é a Contabilidade no mundo Medieval, no período a partir de 1202 até 1494, quando surge o Tratactus de Computis et Scripturis (Método de Partidas Dobradas), do Frei Franciscano Luca Paccioli, publicado em 1494, e que inseriu a contabilidade nos ramos do conhecimento humano. A cidade de Veneza desenvolveu intensa atividade comercial com seus interesses voltados para o Oriente.
A contabilidade do mundo Moderno entra na terceira etapa, a partir de 1494 até 1840, com a publicação da obra de Francesco Villa, intitulada de La Contabilitá Applicatta alle amministrazioni Private e Pubbbliche, a contabilidade ingressa no período do mundo moderno, sendo aplicada até os dias de hoje.
E por fim, a 4° etapa, que é a Contabilidade hoje em dia, onde a informação contábil passou a ser de interesse de grupos cada vez mais amplos de indivíduos, que incluem não somente os acionistas, como também os fornecedores, financiadores, banqueiros, os arrecadores de impostos e todos os empregados na qual participam de uma forma direta nos lucro das empresas. De forma indireta, mesmo a sociedade em geral é interessada na informação contábil, pois a