Estratégia do Varejo
Curso de especialização em gestão de varejo
Proposta estratégica para Varejo
Professor responsável: Marco Larosa
Turma: GEVRJ06
Autora:
Kátia Rogéria Chaves do Nascimento Silva
Rio de Janeiro
2012
ESTRATÉGIA DO BRADESCO NO VAREJO
O Banco Bradesco é uma instituição financeira com mais de 60 anos que iniciou suas atividades com um lema que tornou-se sua filosofia e até hoje é a sua principal estratégia: “ O cliente é a nossa principal razão de ser”.
Nosso fundador, sr. Amador Aguiar acreditava que os pobres (o dito varejão) apesar de baixo poder aquisitivo, prezavam pelo seu nome e dignidade e por nisso passou a emprestar para pequenos agricultores e comeciantes, alavancando a carteira de depósito à vista do banco tornando o respeitado conglomerado que acompanhamos evoluir. E a estratégia permanece até hoje.
O conselho do Banco Bradesco zela pelas primeiras orientações acerca da importância do cliente na nossa atividade atrelada a observação contínua do comportamento da economia em nosso país, motivo este da seguimentação implantada em 2004 com a criação do Prime, Private e Corporate pois mediante ao fortalecimento do real não era mais possível manter clientes em uma mesma faixa, com diferenças tão distintas de salário e/ou faturamento, logo, novos produtos e serviços foram parametrizados pra atender a este público e com a economia estável, era possível manter o portifílio de cada seguimento, como acontece até hoje.
Como o Brasil ficou em evidência economicamente na classificação mundial e a ciranda financeira afunilou as perpectivas entre os bancos inclinando-os para o monopólio, e a tomada de decisão do governo de conter a economia doméstica comprimindo o spread dos bancos com a redução drástica dos juros e da selic com relação a poupança, com a filosofia de dar a devida importância ao varejo, o banco mais uma vez lançou mão da sua estratégia contínua e