Estratégia de Produção
MACROECONOMIA
• A macroeconomia ocupa-se do estudo do funcionamento da economia em seu conjunto. Seu propósito é obter uma visão simplificada , mas que ao mesmo tempo permita conhecer o nível da atividade econômica de determinado país ou de um conjunto de países e atuar sobre ele.
• Política macroeconômica é o conjunto de medidas governamentais que tentam influenciar o andamento da economia em seu conjunto. Os objetivos-chave da política econômica costumam ser a produção, o emprego e a estabilidade dos preços.
Os Objetivos da Macroeconomia
• O funcionamento de uma economia baseia-se no cumprimento de uma série de objetivos, dos quais os três mais relevantes são alcançar:
– 1) o rápido crescimento da produção;
– 2) um nível de emprego elevado;
– 3) a estabilidade no nível de preços.
1) Crescimento da produção
• Contar com uma abundante quantidade de bens e serviços é algo que todos os países desejam. O indicador mais amplo da produção total de uma economia é o produto interno bruto (PIB), que mede o valor de mercado de todos os bens e serviços finais produzidos pelo país durante um dado período de tempo. • Ainda que a evolução do PIB apresente flutuações ao longo do tempo, o normal nas economias avançadas é que tais flutuações ocorram em torno de uma tendência crescente. A esse crescimento sustentado do
PIB real no longo prazo e à conseqüente melhora nos níveis de vida chama-se crescimento econômico.
2) Nível de emprego elevado
• Provavelmente, a variável macroeconômica que as pessoas sentem de maneira mais direta é o emprego. Quando terminam os estudos, todos desejam encontrar rapidamente um bom emprego, com salário elevado, boas condições de trabalho, segurança no posto de trabalho e benefícios extra-salariais atraentes. Se essas condições se cumprirem para a maioria das pessoas em condições de trabalhar, a economia terá um elevado nível de emprego.
• A outra face da moeda, o desemprego, é