Estrategia de produção
Rodolpho Antonio Mendonça Wilmers
Fascículo 3
Estratégia da produção
Quando uma empresa escolhe determinado caminho, esta articulando o que se chama de estratégia. A empresa toma decisões que a levam a definir determinado conjunto de ações, e as decisões seguintes mostram o comprometimento de continuar na direção escolhida.
Qualquer mudança no padrão de decisões denotará uma mudança na direção estratégica. Decisões estratégicas significam:
Efeito abrangente e duradouro na organização
Definição da posição da organização em seu ambiente
Aproximação da organização com seus objetivos de longo prazo Estratégia, conforme Slack pode ser entendida como:
Um padrão global de decisões e ações que posicionam a organização em seu ambiente, tendo por objetivo fazê-la atingir seus objetivos de longo prazo.
Ao entendermos estratégia com tal definição – padrão global de decisões – fica mais claro entender como identificar a participação da função produção na estratégia definida.
O conteúdo da estratégia de produção é, portanto, uma parte da estratégia geral da empresa, mas algumas abordagens geram perspectivas complementares sobre a mesma:
• A estratégia da produção reflete o que a alta direção do negócio ou da corporação ao qual ele pertence pretende fazer;
• A estratégia da produção deve saber somar as vantagens implementadas pelas melhorias na produção, que ajudam a construir a estratégia do chão de fábrica para a alta direção;
• A estratégia da produção deve tomar decisões tendo por base as necessidades do mercado;
• A estratégia da produção deve saber utilizar eficazmente (sem desperdícios) as capacidades dos recursos de produção.
A abordagem da estratégia pela função produção deve ter em conta os objetivos de desempenho, mas sob a perspectiva do mercado, sendo este um grande influenciador das decisões operacionais (vide figura 1.5).
Administração das Operações Produtivas
1
MÓDULO 3 - FASCÍCULO 3 -