Estrategia de Produção
Vamos entender o conceito de estratégia, que significa algo que assumimos quando uma organização articula sua ”estratégia” é que ela fara um conjunto de coisas em vez de outro que ela tomou decisões que comprometem a organização com um conjunto específico de ações. A primeira coisa sobre estratégia, portanto, é que ela é um compromisso com a ação.
Os gerentes tomam decisões o tempo todo, o que presumivelmente os comprometerá a fazer alguma coisa, mas nem todas são decisões estratégicas.
Pelo termo efeito abrangente e por isso são significativas na parte da organização à qual a estratégia se refere;
Têm efeito abrangente e por isso são significativas na parte da organização à qual a estratégia se refere;
Definem a posição da organização relativamente a seu ambiente;
Aproximam a organização de seus objetivos de longo prazo.
Logo, uma “estratégia” é o padrão global de decisões e ações que posicionam a organização em seu ambiente e têm o objetivo de fazê-la atingir seus objetivos de longo prazo.
Hierarquia Estratégica
O termo estratégia, como definimos, depende parcialmente do que entendemos por “a organização”. Se “a organização” é uma corporação de porte e diversificada, sua estratégia a posicionará em seu ambiente global, econômico, politico e social e consistirá em decisões sobre quais tipos de negócio o grupo que conduzir, em quais partes do mundo deseja operar, quais negócios adquirir e de quais desfazer-se, como alocar seu dinheiro entre os vários negócios e assim por diante. Decisões como essa formam a estratégia corporativa da organização – elas orientam e conduzem a corporação em seu ambiente global , econômico, social e político. Cada unidade de negócio na corporação precisará elaborar sua própria estratégia de negocio, que estabelece sua missão e objetivos individuais, bem como definir como pretende competir em seus mercados. Esta estratégia de negócios orienta o negócio em um ambiente que consiste em seus consumidores,