Estrategia da Produção
Configura-se como um padrão de decisões e ações estratégicas que define o papel, os objetivos e as atividades da produção. Contribui para empresa obter vantagem competitiva em mercado específico.
A estratégia de operações possui 4 perspectivas:
1. Perspectiva Top-Down (de cima para baixo): o que as empresas desejam que as operações façam. Hierarquia das estratégias: estratégia corporativa (tipos de negócios, localização), estratégia de negócios (guia a empresa em relação aos stakeholders) e estratégia funcional ( o que cada função deve desempenhar dentro de cada empresa)
2. Perspectiva Bottom-Up (de baixo para cima): o que a experiência sugere que as operações deveriam fazer. A partir da experiência operacional. Estratégia moldada com o tempo e experiência da vida real.
3. Perspectiva dos requisitos do mercado: o que o posicionamento do mercado requer que as operações façam. (o que o mercado quer) influência dos concorrentes e dos consumidores (satisfazer clientes. Ex.: busca por preço baixo, rapidez de entrega); critérios qualificadores e ganhadores de pedidos (razões-chaves para comprar o produto ou serviço) ciclo de vida do produto/serviço (introdução - flexibilidade e qualidade; crescimento - acompanhar a demanda, rapidez, credibilidade e qualidade; maturidade - estabilidade de demanda, custo e credibilidade; e declínio - obj.: custo, redução) clientes diferentes X objetivos diferentes
4. Perspectiva dos recursos da produção: o que os recursos de operações podem fazer. Competência e capacidades centrais como principal influência para a estratégia.
-------------
Decisões estratégicas estruturais: são as que influenciam as atividades de projeto, ligadas ao projeto, forma de operação produtiva. Ex.: estratégia de desenvolvimento de novos produtos ou processos, estratégia de instalações, de tecnologia etc.
Decisões estratégicas infra-estruturais: são as que influenciam a força de trabalho de uma organização, as atividades de