estratégias de produção
Estratégia de integração vertical. Influencia a direção e o grau de controle proprietário da organização com relação à rede de seus fornecedores e clientes. A integração é muito comum. Temos como exemplo: a cadeia de suprimentos.
Estratégia de instalações. Influencia o tamanho, a localização e as atividades de cada parte da operação. Temos como exemplo: o layout e a flexibilidade criada nas fábricas japonesas para melhor responder ao cliente.
Estratégia de tecnologia. Influencia o tipo de fábrica, equipamento ou outras tecnologias de processo que são usadas na produção. Poderíamos utilizar como exemplo tecnologias novas de corte ou de processamento em uma indústria de confecções. Estratégias de organização e força de trabalho. Influencia a forma como são organizados e desenvolvidos os recursos humanos da produção e como contribuem para sua gestão. Poderíamos citar as montadoras e empresas do segmento automotivo que buscam utilizar melhor a mão de obra através dos testes de capacitação. Estratégias que Influenciam o Planejamento e o Controle
Segundo Slack (1999), as atividades de planejamento e controle definem sistemas, procedimentos e políticas que determinam a forma como a operação realmente atuará na prática. Tratam da forma como é feita a alocação de recursos e de como são tomadas as decisões de programação e como a operação lida com as circunstâncias nas quais opera. As estratégias na área de decisão de planejamento e controle podem ser classificadas como segue: Estratégia de ajuste de capacidade: influencia a forma como a operação ajusta sua capacidade em resposta a mudanças ou previsão de mudanças da demanda por seus produtos e serviços.