Equilíbrio químico e produto de solubilidade
Reservatório da
Fábrica da empresa Cataguases
Turma: Eng. Ambiental
Objetivo O trabalho a seguir tem como principal objetivo desenvolver em estudo identificar, as consequências do vazamento de resíduos químicos da Indústria de Cataguases de papel e celulose que atingiu os Rios Pomba e Paraíba do Sul, situadas entre os estados de Minas Gerais e Rio de Janeira e propor soluções viáveis para contenção dos problemas.
Introdução
O vazamento de resíduos químicos do reservatório da Indústria Cataguases de Papel e Celulose, região da Zona da Mata mineira, ocorrido no dia 29 de março de 2003, atingiu os rios Pomba e Paraíba do Sul e consequentemente 39 municípios da Zona da Mata e oito cidades do norte do Rio de Janeiro, originando prejuízos ao ecossistema e à população ribeirinha, que teve o abastecimento de água interrompido.
O volume de rejeitos sólidos foi superior a 1,4 milhões de m3, material resultante do cozimento da madeira para a extração da celulose, composto basicamente de hidróxido de sódio e material orgânico, além de chumbo, enxofre, hipoclorito de cálcio, sulfeto de sódio, antraquinona e outros metais utilizados na fabricação de papel.
Fonte: http://www.redescola.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=286:derramamento-em-cataguases-&catid=42:documentos
Sub-bacia do Rio Pomba.
A sub-bacia do rio Pomba é caracterizada por ser a maior sub-bacia mineira do rio Paraíba do Sul em área, com o uso e ocupação do solo relativamente uniforme em toda sub-bacia.
A Figura 4 apresenta a sub-bacia do rio Pomba referenciada ao Sistema de Coordenadas Geográficas.
Fonte: http://www.hidro.ufrj.br/pqaceivap/mg/1-2-2-3.htm Eventos Relacionados
O acidente ocorreu em Cataguases (MG) no dia 29 de março, após o rompimento de uma barragem de resíduos sólidos na Fazenda Bom Destino, de propriedade da empresa Indústria Cataguases de Papel. Entretanto nosso enredo começa na década de