ESTRATÉGIA DA PRODUÇÃO
QUE É ESTRATÉGIA?
Sobre o termo estratégia, consideramos que ela está presente quando uma empresa articula seu planejamento e, portanto, escolhe tomar uma direção, em vez de outra. A empresa tomou decisões que a comprometem com um conjunto particular de ações.
Decisões estratégicas geralmente significam as decisões que:
- Têm efeito abrangente na organização à qual a estratégia se refere;
- Definem a posição da organização relativamente a seu ambiente e ao caminho a ser seguido;
- Aproximam a organização de seus objetivos de curto, médio e longo prazo.
Portanto, estratégia é mais do que uma só decisão; é o padrão global de decisões e ações que posicionam a organização em seu ambiente e faz com que ela atinja seus objetivos.
Estratégia da Produção
A estratégia da produção diz respeito ao padrão de decisões e ações estratégicas que define o papel, os objetivos e as atividades da produção.
Uma vez que a função produção entendeu seu papel dentro do negócio e determinou os objetivos de desenvolvimento, ela precisa formular um conjunto de princípios gerais que guiarão seu processo de tomada de decisões, isto é a estratégia da produção.
Porém, o termo estratégia da produção soa como uma contradição. Produção é um assunto geralmente ligado à criação e entrega diária de bens e serviços e não pode ser estratégica, pois estratégia é normalmente vista como oposta a atividades de rotinas diárias.
Produção ou operação não é sinônimo de operacional. Produção ou operação diz respeito aos recursos que criam produtos e serviços. Operacional é o oposto de estratégico significando atividades diárias e detalhadas.
Também é importante considerar a distinção entre o “conteúdo” e o “processo” da estratégia de produção:
- Conteúdo (O QUE): Envolve decisões e ações específicas que estabelecem o papel, os objetivos e as atividades da produção. Ou seja, os pontos sobre os quais as decisões são tomadas.
- Processo (COMO): É o método usado para