Estratégia de produção
1. INTRODUÇÃO
Globalização. Com certeza, você já ouviu falar muitas vezes nessa palavra.
Na aula anterior você percebeu que trata-se de um processo atual, que influencia as atividades produtividades do mundo todo. Naquela oportunidade foram ressaltadas algumas características marcantes da chamada globalização:
- Intensificação da troca de mercadorias e informações entre os diversos países do globo; - Uso de novas tecnologias nos produtos e nos processos produtivos;
- Aumento da concorrência em diversos setores produtivos;
- Mudanças nos hábitos dos clientes.
Como você pode verificar, parece que globalização e mudança caminham juntas. Em que circunstância é mais fácil gerenciar uma empresa: num ambiente de negócios estável ou num ambiente afetado por mudanças constantes?
Verbete: O ambiente de negócios é formado por todos os indivíduos, entidades e organizações que influenciam os negócios da empresa. Ao conhecer o ambiente em que atua, uma empresa está sabendo onde pisa.
Se gerenciar a organização num ambiente em mudança constante é difícil, gerenciá-la sem uma noção dos rumos a tomar é mais difícil ainda. A empresa precisa estar atenta ao movimento dos concorrentes e às necessidades dos clientes.
As empresas devem buscar superar o desempenho dos concorrentes e ir além das expectativas dos clientes. O desempenho e as expectativas estão relacionados com as características dos bens e serviços produzidos. Portanto, é difícil imaginar o sucesso de uma estratégia competitiva sem a participação da área de produção.
Através da formulação de uma estratégia, a empresa estabelece uma definição de rumos de longo prazo. Esta disciplina não tem por objetivo aprofundarse no tema estratégia. Porém, você irá perceber como a área de produção pode contribuir para o alcance dos objetivos estratégicos da organização.
Estratégia de Produção – Apostila 2- Página |2
2. NÍVEIS DE DEFINIÇÃO DA ESTRATÉGIA