Estratégia ambiental
RESUMO
As estratégias adotadas pelas organizações retratam as formas pelas quais elas se comportam perante o ambiente. As empresas buscam adaptar-se para atender aos desafios de sua continuidade no mercado. A adaptação estratégica em relação às mudanças procura visualizar o processo evolutivo, sendo que, as organizações respondem com padrões comportamentais e de escolhas conforme a sua cultura organizacional, políticas e diretrizes.
A complexidade gerada pelo macro-ambiente como influenciador das organizações torna-se então o grande desafio para empresários, gestores, consultores e pesquisadores. Com o aumento do interesse público pelas questões ambientais, as empresas estão se voltando a estes fatores de forma estratégica.
Veremos a seguir como as organizações mudam conforme as necessidades ambientais que vão surgindo durante sua vida organizacional, e a complexa influência em seu contexto comportamental. Com a abordagem estratégica sob o enfoque da gestão ambiental, procuramos características das organizações em seus processos estratégicos, voltados a compreender as mudanças ocorridas nas mesmas por conta das influências ambientais, que nos últimos anos apresentam-se como imperativo no contexto organizacional estratégico.
INTRODUÇÃO
Operacionalmente, a implantação de um sistema de gestão ambiental não difere de qualquer implantação de um plano gerencial administrativo de caráter estratégico, só que voltado para as questões ambientais. O que irá diferir, nessa tarefa, será o grau de real identificação dos aspectos e impactos ambientais associados às suas atividades empresariais, o grau de comprometimento e o nível de inserção e aceitação dos rituais, valores e procedimentos pró-ambientais no cotidiano dos funcionários. O processo de certificação ISO
14001 envolve pressupostos que tratam dos recursos e habilidades organizacionais da empresa. A mudança de valores organizacionais (respeito e proteção à natureza, por